quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

* Liturgia Diária - 3ª Semana Comum - Quarta-feira 27/01/2016

 Evangelho (Mc 4,1-20)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 1Jesus começou a ensinar de novo às margens do mar da Galileia. Uma multidão muito grande se reuniu em volta dele, de modo que Jesus entrou numa barca e se sentou, enquanto a multidão permanecia junto às margens, na praia.
2Jesus ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. E, em seu ensinamento, dizia-lhes: 3“Escutai! O semeador saiu a semear. 4Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; vieram os pássaros e a comeram. 5Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda, 6mas, quando saiu o sol, ela foi queimada; e, como não tinha raiz, secou. 7Outra parte caiu no meio dos espinhos; os espinhos cresceram, a sufocaram, e ela não deu fruto.
8Outra parte caiu em terra boa e deu fruto, que foi crescendo e aumentando, chegando a render trinta, sessenta e até cem por um”. 9E Jesus dizia: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. 10Quando ficou sozinho, os que estavam com ele, junto com os Doze, perguntaram sobre as parábolas. 11Jesus lhes disse: “A vós, foi dado o mistério do Reino de Deus; para os que estão fora, tudo acontece em parábolas, 12para que olhem mas não enxerguem, escutem mas não compreendam, para que não se convertam e não sejam perdoados”.
13E lhes disse: “Vós não compreendeis esta parábola? Então, como compreendereis todas as outras parábolas? 14O semeador semeia a Palavra. 15Os que estão na beira do caminho são aqueles nos quais a Palavra foi semeada; logo que a escutam, chega Satanás e tira a Palavra que neles foi semeada. 16Do mesmo modo, os que receberam a semente em terreno pedregoso, são aqueles que ouvem a Palavra e logo a recebem com alegria, 17mas não têm raiz em si mesmos, são inconstantes; quando chega uma tribulação ou perseguição, por causa da Palavra, logo desistem.
18Outros recebem a semente entre os espinhos: são aqueles que ouvem a Palavra; 19mas quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, sufocam a Palavra, e ela não produz fruto. 20Por fim, aqueles que recebem a semente em terreno bom são os que ouvem a Palavra, a recebem e dão fruto; um dá trinta, outro sessenta e outro cem por um”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

-----------------------------------------------------------------------------------------------
SANTO DO DIA 

27 de janeiro

Santa Ângela Mérici, mulher de oração


Santa Ângela MériciPromoveu a restauração das jovens, das famílias, também foi ao encontro dos pobres e enfermos

Nasceu no ano de 1474 no norte da Itália. De uma família muito honesta, materialmente pobre, mas espiritualmente riquíssima, amava muito Cristo e sua Igreja. Os filhos foram crescendo assim, com o testemunho dos pais, inclusive Santa Ângela que, desde pequenina, já tinha vida de oração e penitência, buscava amar, cada vez mais, Deus.
Ela teve uma irmã e, com o tempo, seus pais vieram a falecer. Os filhos tiveram que sair de sua terra e morar com um tio. Ali, a irmã faleceu e, mais tarde, o tio. Quantas perdas! Mas Santa Ângela, mulher de oração, nunca acusou Deus, nunca se revoltou. Isso não quer dizer que não sentiu, não sofreu. Até Nosso Senhor, verdadeiro Deus, verdadeiro homem sofreu. Inspirada pelo Espírito Santo, retornou para a sua terra natal e ali começou a fazer um trabalho muito providencial, confirmado pelo céu, porque teve um sonho de ver jovens com coroas de lírios caminhando para o céu. Naquele discernimento, ela agarrou a inspiração e foi trabalhar servindo jovens que corriam riscos morais.
O grupo daquele que se dedicavam a Deus foi crescendo, servindo no resgate à evangelização dos jovens e também na restauração das famílias. Ela foi com o coração aberto, cheio de amor para auxiliar, com as outras jovens, as famílias. Promoveu a restauração das jovens, das famílias, também foi ao encontro dos pobres e enfermos. O Papa aprovou esta nova congregação que foi consagrada a Santa Úrsula, por isso, eram chamadas ursulinas, pois a própria Santa Úrsula apareceu para Santa Ângela. Ela que, aos 66 anos, partiu para o céu, hoje intercede não só pelas ursulinas, mas por todos que são Igreja.

Santa Ângela Mérici, rogai por nós!


IGREJA SÃO JOSÉ MANDACARU

domingo, 17 de janeiro de 2016

* FESTA DE SÃO SEBASTIÃO 2016 - DISTRITO DE URUÇU MIRIM - GRAVATÁ - PE

 FESTA DE SÃO SEBASTIÃO

A exemplo de São Sebastião, sejamos modelos e exemplo de testemunha fiel a Jesus Cristo.
Igreja do Divino Espírito Santo
Uruçu Mirim, 21 a 24 de janeiro de 2016


Convite


Foto de Pascom Mandacaru. Com o tema: A exemplo de São Sebastião, sejamos modelo e exemplo de testemunha fiel a Jesus Cristo, a Comunidade do Divino Espírito Santo, celebra com todo o povo de Deus a festa de São Sebastião. Somos impulsionados pelo Espírito Santo, iluminados pela palavra de Deus de Deus e alimentados na Eucarística, a darmos o nosso testemunho de cristãos e cristãs, em meio à sociedade desgastada pelo relativismo.
São Sebastião é aquele que avança pelo caminho da fé, mantendo-se fiel a Cristo e a Igreja, assim ele foi um exemplo de célula viva na Igreja, onde nos deu uma prova de amor deixando o desígnio de Deus agir em sua vida.

Conselho Pastoral Comunitário.





ABERTURA - 21/01


18h30min - Procissão da bandeira saindo da residência da Srª. Mª. Quitéria da Silva
(Noca), situada na Rua Idalino.
 
19h30min. - Celebração Eucarística e Bênção do Santíssimo Presidida pelo Pe. Heleno José da Silva.
Animação - Coral do Divino Espírito Santo.
Após a celebração temos quermesse.

DIA 22/01
19H30min - Celebração Eucarística
Presidida pelo Pe. João Paulo Gomes
Animação - Ministério de Música Santo
Expedito, Sítio Caranguejo.

DIA 23/01
19h30min - Celebração Eucarística
Presididas pelo Pe. Fernando de Lima Silva.
Animação - Ministério Jovem São José,
doo Distrito de Mandacaru.
Após a celebração teremos quermesse.

SOLENIDADE DE SÃO SEBASTIÃO - 24/01

6h - Alvorada festiva com girândola comunitária e repique de sino.
12h - Girândola e repique de sino.
17h - Solene procissão percorrendo as ruas de nossa nossa comunidade. Em seguida Celebração Eucarística presidida pelo Padre Ezequias Dantas e bênção do novo sino.
Após a celebração teremos quermesse.

AGRADECIMENTO
Agradecer é uma profunda atitude de humildade e uma virtude que enriquece o coração. Em nome da Comunidade do Divino
Espírito Santo, o no0osso sincero e cordial agradecimento a todos que de forma, direta ou indiretamente para a realização da Festa de São Sebastião 2016.
HINO DE SÃO SEBASTIÃO

Sois Mártir de Cristo, sois Santo varão.
Livrai-nos da peste São Sebastião.

Sendo prisioneiro foste amarrado,
em uma laranjeira com flechas transpassado.

Soldado de Cristo, guerreiro valente,
Divino na graça do onipotente.

Seguistes a carreira do anjo da luz,
para defender-nos a fé em Jesus.

Nasceste no berço do vil paganismo,
para maior fé recebestes o batismo.

Na Glória rogai por nós pecadores,
Ouve com ternura os nossos clamores.



IGREJA SÃO JOSÉ MANDACARU

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

* Mensagem Especial de Ano Novo

“Tudo o que fizerdes, por palavras ou obras, fazei em Nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus Pai” (Col 3,17)
Que neste Ano Novo continuemos caminhando juntos. Contamos com sua
companhia e com suas orações para que possamos levar adiante nosso
apostolado pela mídia, para a maior glória de Deus, edificação da Igreja
e salvação das almas. Tenham um Santo e Abençoado ano de 2016, na graça
de Nosso Senhor Jesus Cristo!
 Prof. Felipe Aquino:


IGREJA SÃO JOSÉ MANDACARU

COMO VOCÊ DEVE REZAR O TERÇO DIARIAMENTE

Rezando o Terço


Orações do Terço


Sinal da cruz (é uma profissão de fé no mistério da Santíssima Trindade).

Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Oração preparatória
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus, que iluminais os corações dos vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, concedei-nos que no mesmo Espírito saibamos o que é reto e gozemos sempre de suas consolações. Por N.S.J.C.



Oferecimento do Terço

Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.

O Credo
Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

Pai-Nosso
Pai-Nosso que estais nos céus, santificado seja vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoanmos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave Maria
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Glória ao Pai
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém

Jaculatória
Óh! meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem da vossa misericórdia.

Agradecimento do Terço
Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo e para mais vos agradecer vos saudamos com uma Salve Rainha....

Salve Rainha
Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém


Mistérios Gozosos (segunda e sábado)


1° Mistério


Anunciação do Arcanjo São Gabriel à Virgem Maria
" Ave, Cheia de graça, o Senhor é contigo..." (Lc 1,28-38)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:

2° Mistério


A visita de Maria à sua prima Santa Isabel.
" De onde me vem a felicidade de que a Mãe do meu Senhor me visite!" (Lc 1,43)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:

3° Mistério


Nascimento de Jesus na gruta de Belém.
" O verbo se fez carne e habitou entre nós." (Jo 1,14)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:

4° Mistério


Apresentação do Menino Jesus no Templo.
" Eis que este Menino está destinado para ser sinal de contradição" (Lc 2,34)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:

5° Mistério


O encontro do Menino Jesus no Templo.
" Por que me procurás? Não sabéis que devo ocupar-me com as coisas de meu Pai? " (Lc 2,49)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:

Mistério da Luz ou Luminoso (quinta-feira)


1° Mistério

Jesus no seu Batismo no Jordão
" Jesus foi ao Jordão ter com João, a fim de ser batizado por ele" (Mt 3,13-16)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:

2° Mistério


Jesus na Sua auto-revelação na Bodas de Caná.
" ...Fazei o que ele vos disser."... "Enchei as talhas de água." Eles encheram-nas até em cima. "Tirai agora, disse-lhes Jesus, e levai ao chefe dos serventes."..." (Jo 2,1-12)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:

3° Mistério


Jesus no Seu anúncio do Reino de Deus e com o convite à conversão.
" Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho" (Mc 1,15-15)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:

4° Mistério


Jesus na Sua Transfiguração.
" ... Enquanto orava, transformou-se o seu rosto e suas vestes tornaram-se replandecentes de brancura..."" (Lc 9,28-36)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:

5° Mistério

Jesus na instituição da Eucaristia, expressão Sacramental do Mistério Pascal.
" Tomai e comei, isto é meu corpo" (Mt 26,26-29)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:

Mistérios Dolorosos (terça e sexta-feira)


1° Mistério


A agonia de Jesus no Horto das Oliveiras.
" Vigiai e orai para não cairdes em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mc 14,38)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:


2° Mistério


A flagelação de Jesus.
" Então Pilatos mandou prender e flagelar Jesus." (Jo 19,1)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:


3° Mistério


Jesus é coroado de espinhos.
" Teceram uma coroa de espinhos e puseram-na sobre sua cabeça dizendo: Salve, rei dos judeus." (Mc 15,17-18)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:


4° Mistério


Jesus carrega a Cruz para o Monte Calvário.
" Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me." (Mt 16,24)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:


5° Mistério


A crucificação, sofrimento e morte de Jesus.
" Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito!" (Lc 23,46)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:


Mistérios Gloriosos (quarta-feira e domingo)


1° Mistério


A ressurreição de Jesus.
" Não temais! Sei que procurais Jesus crucificado. Não está aqui, porque ressuscitou como havia predito." (Mt 28,5-6)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:


2° Mistério

A ascensão de Jesus aos Céus.
" E, enquanto os abençoava, foi-se afastando deles, e subindo para o céu." (Lc 24,51)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:

3° Mistério


A descida do Espírito Santo.
" Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas." (At 2,4)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:

4° Mistério


A assunção de Maria Santíssima aos Céus.
" Fez em mim grandes coisas o Todo-Poderoso." (Lc 1,49)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:

5° Mistério


Coroação de N. Sra. como Rainha do céu e da terra.
" Apareceu um grande sinal no céu: uma mulher vestida de sol, com uma coroa de doze estrelas." (Ap 12,1)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai...; Jaculatória; Agradecimento e Salve Rainha

Bíblia Católica Online


Conheça a Bíblia Sagrada neste site abaixo

Leituras do dia

Desde seus primórdios, a Igreja cristã propôs a seus fiéis ritmos de oração destinados a uma progressão contínua. Assim, o Ano Litúrgico revive em nós a realidade do Mistério de Cristo.

O Ano Litúrgico é, portanto, um calendário religioso que contém as datas dos acontecimentos da História da Salvação.

De acordo com esse calendário religioso, leia abaixo as leituras propostas pela Igreja para o dia de hoje.


Bíblias:

MAPA DA ÁREA PASTORAL BEATO JOÃO PAULO II

MAPA DA ÁREA PASTORAL BEATO JOÃO PAULO II
PARÓQUIA DE SANT'ANA - GRAVATÁ - DIOCESE DE CARUARU - PE

DIVISÃO DA ÁREA PASTORALÁREA PASTORAL BEATO JOÃO PAULO II - MANDACARU



* Distrito de Mandacaru - Igreja São José


  • - Vila de São Severino de Gravatá (Ruinha) - Igreja São Severino
  • - Sítio Brejo Grande
  • - Sítio Cadeeiro I - Igreja Mãe Rainha
  • - Sítio Candeeiro II
  • - Sítio Coelhos
  • - Sítio Ipecacuanha - Igreja São José Operário
  • - Sítio Jatobá (Cruzeiro do Século 1999/2000)
  • - Sítio Sarampo
  • * Distrito de Uruçu Mirim - Igreja Espírito Santo
  • - Sítio Carangueijo
  • - Sítio Locas
  • - Sítio Palmeiras
  • - Sítio Penon
  • - Sítio Riachão
  • - Blog - http://igreja-saojosemandacaru.blogspot.com.br/

Paróquia Sant’Ana (1857)

02 FEVEREIRO 2015 ------------------------------------------ Rua Cleto Campelo 65 - Centro 55645-000 Gravatá - PE Fone: (81) 3533-1069 / Sec. (81) 3533-0556 Pároco:Pe. João Paulo Gomes Pe. Heleno José Vieira: Capelão do Colégio Diocesano de Caruaru e Colaborador em Gravatá Colaborador: Diácono Gilvan Ferreira da Costa Filho ------------------------------------------ Comunidades Urbanas: Matriz Nossa Senhora Aparecida Nossa Senhora da Conceição Nossa Senhora de Fátima Instituto Nossa Senhora de Lourdes ODIP (Salesianas). ------------------------------------------------ Comunidades Rurais: Volta do Rio Riacho do Mel ------------------------------------------------ Paróquia Nossa Senhora das Graças Rua João Inácio Santos, 4239 - Santo Antônio 55642-745 Gravatá-PE Fone: (81) 3533-8195 Administrador da Área: Pe. Adenilton Moisés da Silva Colaborador: Diácono Filipe Cavalcante Brito Comunidades Urbanas: Nossa Senhora das Graças Vila da Fraternidade – São Vicente dePaulo-Rua do Prado Santo Francisco Xavier (Abrigo VicenteSoares) Capela particular Menino Jesus de Praga (Vila Alpina). ---------------------------------------------------- Comunidades Rurais: Casa Nova I e II Condomínios (Ebenezer e outros) Santo Antônio(Lagoa Queimada) Santa Luzia (Lagoa do Costa) Igreja NossaSenhora das Dores (Maria Izabel) Nossa Senhora de Lourdes(Russinha) Telha Branca São Sebastião (Avencas) Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Avencas de Cima) Maria Auxiliadora(Várzea Grande I) Nossa Senhora do Carmo (Várzea Grande II ) Nossa Senhora da Conceição (Cotunguba) Caruá. ------------------------------------------------------- Área Pastoral Nossa Senhora de Lourdes Rua João Vieira de Melo 19 - Bairro Novo 55640-000 Gravatá-PE Fone: (81) 3533-4865 Administrador da Área: Pe. Fernando de Lima Silva ------------------------------------------------------ Comunidades Urbanas: Nossa Senhora de Lourdes Sagrado Coração de Jesus (Cohab II) São Sebastião (Amauri de Medeiros) Cristo Rei (Cruzeiro) São Pedro (Bairro Novo) Maria Menina (Bairro Novo) São Vicente de Paulo (Caixa d´Aguá). --------------------------------------------------- Comunidades Rurais: Nossa Senhora da Conceição (Limeia) Santa Luzia(Retiro Saudoso) Camocim Capela particular Santo Antônio(Caxito) Nossa Senhora da Conceição (Titara) Nossa Senhora dasGraças (Brejo Velho) São Mateus (Capela Particular) NossaSenhora da Conceição (em andamento - CAIC) Santo Expedito (emandamento - Riacho do Mel) ------------------------------------------------- ÁREA PASTORAL BEATO SÃO JOÃO PAULO II DISTRITOS DE: Mandacaru, São Severino e Uruçu-Mirim - Gravatá - PE Colaborador da Área: Claudemir de Sena Nascimento e Colaborador da Paróquia de Sant’Ana (Gravatá) e Comissão Diocesana de Liturgia. ------------------------------------------------ Comunidades: Igreja de São José (Mandacaru) Igreja Mãe Rainha (Candeeiro I) Igreja Nossa Senhora do Carmo (Brejo Grande) Igreja São José Operário (Sírio Ipecacuanha) Igreja do Espírito Santo (Uruçu Mirim) Igreja São Severino (Distrito de São Severino)-(Ruinha) Igreja do Sítio Palmeira Nossa Senhora Aparecida (Candeeiro II) Nossa da Conceição (Sítio Jatobá) Sairé Sítio Alto do Caboclo Sítio Penon Sítio Sarampo . Riacho Seco Alto do Caboclo Olhod’água. ------------------------------------------------------ Área Pastoral São Paulo Apóstolo Rua José Gomes da Rosa 76 - Prado 55642-065 Gravatá-PE E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Administradores da Área:Pe. Belmiro Humberto / Pe. Gilvan Ananias ------------------------------------------------------ Comunidades Urbanas: São Paulo Apóstolo Canção Nova Sagrada Família (Hotel CasaGrande) Nossa Senhora da Conceição (Alpes Suíços) Serra doMaroto São Paulo Apóstolo I (Futura São Francisco de Assis) SãoJosé Santa Luzia Nossa Senhora Auxiliadora (capela do Portal deGravatá). ------------------------------------------------------- Comunidades Rurais: Lagoa do Fernando Esquerdo Serra das Caraíbas Pedra MiúdaCarapotós de Cima Carapotós de Baixo Assentamento SantoAntônio (salão grande) Assentamento Nossa Senhora das Graças Lot. Santana Condomínio Colonial INN (com capela particular) Pedra Miúda Sítio Caroá