Para voltar a página inicial clique abaixo:

domingo, 13 de junho de 2021

* Resumo da biografia de Santo Antônio de Pádua

Santo Antônio de Pádua

 

Biografia de Santo Antônio de Pádua

Santo Antônio de Pádua (1195-1231) é um santo venerado pela Igreja Católica. Foi canonizado pelo Papa Gregório IX em 30 de maio de 1232. Seu dia festivo é comemorado no Brasil e em Portugal em 13 de junho.

Fernando de Bulhões, conhecido como Santo Antônio nasceu em Lisboa, Portugal, no dia 15 de agosto de 1195. Filho de Martinho de Bulhões e Maria Tereza Taveira desde pequeno acompanhava os pais nas celebrações na catedral de Lisboa.

Formação religiosa

Com 15 anos, Santo Antônio ingressou no Mosteiro de São Vicente de Fora, onde iniciou sua formação religiosa. Em seguida foi estudar no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, onde recebeu sólida formação filosófica e religiosa.

Em 1220, Santo Antônio é ordenado Sacerdote. Nesse mesmo ano, se sensibiliza ao ver os despojos dos frades franciscanos que são venerados no Mosteiro de Santa Cruz após serem martirizados numa missão no Marrocos, na tentativa de evangelizar os mouros.

Resolve se juntar à ordem e recebe o hábito de São Francisco no Convento de Olivas, em Coimbra, com o nome de Frei Antônio. Inicia uma missão para o Marrocos, mas após um ano de catequese nesse país, teve de deixá-lo devido a uma enfermidade e seguiu para a Itália.

 

dom da pregação

Em 1221, Santo Antônio viaja para Assis a fim de participar do Capítulo da Ordem dos Franciscanos. Em 1222 é convidado para a ordenação sacerdotal em Forli, quando faz um sermão revelando grande dom da oratória e seu profundo conhecimento da Bíblia.

Em seguida, é designado para difundir e evangelizar a doutrina na região da Lombardia. Em 1224 foi indicado por são Francisco de Assis para lecionar Teologia na universidade de Bolonha. Em seguida, foi enviado para a França, onde lecionava nas universidades de Toulouse, Montpellier e Limoges.

Em todos os lugares que passou as suas pregações encontraram forte eco popular, pois lhe eram atribuídos feitos prodigiosos que contribuíram para o crescimento de sua fama de santidade.

No final de 1227 Santo Antônio retornou à Itália e até 1230 atuou como Ministro Provincial em Milão e em Pádua. Participou do Capítulo Geral em Assis, onde assistiu os traslados dos restos mortais de São Francisco, da Igreja de São Jorge para a nova basílica.

Ainda em 1930, Santo Antônio solicitou ao papa a dispensa de suas funções no cargo Provincial, para dedicar-se à pregação e contemplação, permanecendo no mosteiro que havia fundado em Pádua.

Entre 5 de fevereiro e 23 de março de 1231, prega os Sermões da Quaresma. Serve de mediador junto à prefeitura de Pádua que resulta em um decreto que tornou menos cruel a condição dos que deviam e não conseguiam pagar suas dívidas. Em maio abençoa a cidade de Pádua.

Com uma saúde precária, Santo Antônio recolheu-se ao convento de Arcella, perto de Pádua, onde escreveu uma série de sermões para domingo e dias santificados.

Santo Antônio faleceu em Pádua, Itália, no dia 13 de junho de 1231. Em 1263, seus restos mortais foram transladados para a Basílica de Santo Antônio de Pádua, construída em sua memória. 

 Fonte:  https://www.www.ebiografia.com/santo_antonio_de_lisboa/

Facebook:  https://www.facebook.com/100042016703362/videos/560077462069472/

IGREJA SÃO JOSÉ MANDACARU

quinta-feira, 13 de maio de 2021

Morre Padre Bianchi Xavier de Covid-19 aos 69 anos em Caruaru/PE

SACERDOTE | MORRE PADRE BIANCHI XAVIER, DE COVID, EM CARUARU

Ele dedicou 37 anos ao sacerdócio e atualmente era pároco da Igreja Nossa Senhora de Fátima.

 O padre Bianchi Xavier morreu de Covid-19 aos 69 anos na manhã desta quarta-feira (12) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Ele estava internado no Hospital da Unimed desde o início do mês, quando foi diagnosticado com pneumonia viral.


 Julio Lóssio - Posts | Facebook

 

Diocese de Caruaru/PE

Eu sou a ressurreição e a vida.
Aquele que crê em mim,
ainda que morra, viverá" (Jo 11,25)

Com pesar, mas confiantes na ressurreição, comunicamos o descanso eterno do grande sacerdote e comunicador Pe. Bianchi Xavier.

Padre Bianchi estava com COVID-19 e as 5h30 de hoje não resistiu e completou sua missão aqui na terra, mas permaneceu firme na fé.

Ontem 
Público
 

 Rezemos por este sacerdote tão amado por todos, que comunicava com alegria a Palavra de Deus. Agora comunica a fé na ressurreição para nós. A Diocese de Caruaru, na pessoa do senhor Bispo Diocesano, Dom José Ruy Gonçalves Lopes, une-se ao Clero, familiares e todos os diocesanos neste momento. Diocese de Caruaru, 12 de maio de 2021.

IGREJA SÃO JOSÉ MANDACARU

domingo, 2 de maio de 2021

1º de Maio Dia do trabalho

                                                                  Hoje celebramos o dia de São José Operário, patrono do trabalho.

José era carpinteiro, o homem que trabalhava e ensinou este ofício ao seu Filho-Deus.
Deus é encontrado em nosso trabalho e se o fizermos bem, estamos O glorificando.
Roguemos a São José Operário para que inspire todos a trabalharem pelo pão de cada dia tanto quanto pela glorificação de Deus.
Deus Pai, pela intercessão de José, pedimos para que todos tenham acesso a um trabalho digno, sustentando seus filhos na esperança.
 
Pode ser uma imagem de 1 pessoa, flor e texto que diz "José São OPERÁRIO ROGAI POR NÓS!" 

IGREJA SÃO JOSÉ MANDACARU

MÊS MARIANO 2021

 

Com grande alegria iniciamos hoje o mês de Maio, Mês de Maria.
Um mês dedicado a Nossa Senhora, pela piedade cristã,é um convite para voltamos nosso olhar a esta Mãe querida para pedir-lhe que abra as mãos maternas e cheias de benção e de carinho.
Convidamos toda a comunidade a participar dos louvores a Maria Santíssima durante todo este santo mês Mariano.
“Ó Maria, Virgem Santa,feliz sois vós!Fostes sempre toda de Deus.”

Pode ser uma imagem de 3 pessoas e texto que diz "VAMOS CELEBRAR O MÊS DE MARIA IGREJA DE SÃO LOSÉ MANDACARU"

IGREJA SÃO JOSÉ MANDACARU

domingo, 28 de março de 2021

* O Domingo de Ramos nos ensina que seguir Cristo é renunciarmos a nós mesmos

 O Domingo de Ramos nos ensina que seguir Cristo é renunciarmos a nós mesmos

A Semana Santa começa no Domingo de Ramos, porque celebra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples que O aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”. Esse povo, há poucos dias, tinha visto Jesus ressuscitar Lázaro de Betânia e estava maravilhado, pois tinha a certeza de que esse era o Messias anunciado pelos profetas, mas, esse mesmo povo tinha se enganado com tipo de Messias que Cristo era. Pensava que, fosse um Messias político, libertador social, que fosse arrancar Israel das garras de Roma e devolver-lhe o apogeu dos tempos de Salomão.

 

 A importância do Domingo de Ramos-artigo 

Foto ilustrativa: Arquivo CN/cancaonova.com

 

Para deixar claro a este povo que Ele não era um Messias temporal e político, um libertador efêmero, e sim, o grande Libertador do pecado, a raiz de todos os males, então, o Senhor entra na grande cidade, a Jerusalém dos patriarcas e dos reis sagrados, montado em um jumentinho; expressão da pequenez terrena. Ele não é um Rei deste mundo! Dessa forma, o Domingo de Ramos dá o início à Semana Santa, que mistura os gritos de hosanas com os clamores da Paixão de Cristo. O povo acolheu Jesus abanando seus ramos de oliveiras e palmeiras.

Leia mais:
::O que a Igreja orienta sobre o jejum e abstinência de carne?
::Confira algumas dicas práticas para realizar a leitura da Palavra
::Como cristãos por que e como devemos fazer o sinal da Cruz?
::Confira 6 dicas para participar bem da Santa Missa

Os ramos lembram nosso batismo

Esses ramos significam a vitória: “Hosana ao Filho de Davi: bendito seja o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel; hosana nas alturas”. Os ramos santos nos fazem lembrar que somos batizados, filhos de Deus, membros de Cristo, participantes da Igreja, defensores da fé católica, especialmente nestes tempos difíceis em que essa é desvalorizada e espezinhada. Os ramos sagrados que levamos para nossas casas, após a Missa, lembram-nos de que estamos unidos a Cristo na mesma luta pela salvação do mundo, a luta árdua contra o pecado, um caminho em direção ao Calvário, mas que chegará à Ressurreição.

O sentido da Procissão de Ramos

O sentido da Procissão de Ramos é mostrar essa peregrinação sobre a terra que cada cristão realiza a caminho da vida eterna com Deus. Ela nos recorda que somos apenas peregrinos neste mundo tão passageiro, tão transitório, que se gasta tão rapidamente e nos mostra que a nossa pátria não é neste mundo, mas sim, na eternidade; aqui nós vivemos apenas em um rápido exílio em demanda da casa do Pai.

A Missa do Domingo de Ramos traz a narrativa de São Lucas sobre a Paixão de Nosso Senhor Jesus, Sua angústia mortal no Horto das Oliveiras, o Sangue vertido com o suor, o beijo traiçoeiro de Judas, a prisão, os maus-tratos causados pelas mãos dos soldados na casa de Anás, Caifás; Seu julgamento iníquo diante de Pilatos, depois, diante de Herodes, Sua condenação, o povo a vociferar “crucifica-O, crucifica-O”; as bofetadas, as humilhações, o caminho percorrido até o Calvário, a ajuda do Cirineu, o consolo das santas mulheres, o terrível madeiro da cruz, Seu diálogo com o bom ladrão, Sua morte e sepultura.

Entrada “solene” de Jesus em Jerusalém

A entrada “solene” de Jesus em Jerusalém foi um prelúdio de Suas dores e humilhações. Aquela mesma multidão que O homenageou, motivada por Seus milagres, agora vira as costas a Ele e muitos pedem a Sua morte. Jesus, que conhecia o coração dos homens, não estava iludido. Quanta falsidade há nas atitudes de certas pessoas! Quantas lições nos deixam esse Domingo de Ramos!

O Mestre nos ensina, com fatos e exemplos, que o Reino d’Ele, de fato, não é deste mundo. Que Ele não veio para derrubar César e Pilatos, mas para derrubar um inimigo muito pior e invisível: o pecado. E para isso é preciso imolar-se, aceitar a Paixão, passar pela morte para destruir a morte; perder a vida para ganhá-la. A muitos o Senhor Jesus decepcionou; pensavam que Ele fosse escorraçar Pilatos e reimplantar o reinado de Davi e Salomão em Israel; mas Ele vem montado em um jumentinho frágil e pobre.

Muitos pensam: “Que Messias é esse? Que libertador é esse? É um farsante! É um enganador que merece a Cruz por nos ter iludido”. Talvez Judas tenha sido o grande decepcionado. O Domingo de Ramos ensina-nos que a luta de Cristo e da Igreja e, consequentemente, a nossa também, é a luta contra o pecado, a desobediência à Lei Sagrada de Deus, que hoje é calcada aos pés até mesmo por muitos cristãos que preferem viver um Cristianismo “light”, adaptado aos seus gostos e interesses, e segundo as suas conveniências. Impera, como disse Bento XVI, “a ditadura do relativismo”.

O Domingo de Ramos nos ensina que seguir o Cristo é renunciarmos a nós mesmos, morrermos na terra como o grão de trigo para poder dar fruto, enfrentar os dissabores e ofensas por causa do Evangelho do Senhor. Ele nos arranca das comodidades e das facilidades, para nos colocar diante d’Aquele que veio ao mundo para salvá-lo.



Felipe Aquino

Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino

IGREJA SÃO JOSÉ MANDACARU

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Missa de 30° dias de falecimento de Valdeci - Mandacaru - Gravatá PE

Missa de 30° dias de falecimento de (Valdeci) 

Nome: Severino Manoel dos Santos 

Igreja São José em Mandacaru - Gravatá - PE Celebrante: Padre Valdenor 

PASCOM - Pastoral da Comunicação - Igreja São José de Mandacaru 

Transmissão ao vivo pelo Facebook Filmagem Jaime Batista Segunda-feira, 08 de fevereiro de 2020

sábado, 16 de janeiro de 2021

Missa de 7º Dia de Mariana da Silva na igreja São José de Mandacaru - Gr...

 

MISSA DE 7° DIA DO FALECIMENTO DE MARIANA DAS DORES DA SILVA

 * 30/12/1922 

+ 16/10/2020

 IGREJA SÃO JOSÉ EM MANDACARU

 CELEBRANTE: PADRE BOSCO 

ÁREA PASTORAL SÃO JOÃO PAULO II 

MANDACARU - GRAVATÁ

DIOCESE DE CARUARU - PE 

FILMAGEM: JAIME BATISTA DATA.

SEXTA-FEIRA, 23 DE OUTUBRO DE 2020

* MISSA DE 7° DIA DE FALECIMENTO de Valdeci na Igreja São José em Mandacaru -...

 

IGREJA SÃO JOSÉ DE MANDACARU

MISSA DE 7° DIA DE FALECIMENTO DE SEVERINO MANOEL DOS SANTOS (VALDECI) 

CELEBRANTE: PADRE BOSCO 

Transmissão ao vivo pelo Facebook Link: https://www.facebook.com/jose.padroei... 

PASCOM - Igreja São José de Mandacaru 

Filmagem: Jaime Batista da Silva Data: 

Sexta-feira, 15 de janeiro de 2021