quarta-feira, 17 de outubro de 2012

* ANO DA FÉ - Igreja celebra o Dia Mundial das Missões no próximo domingo /Santo do dia - São Lucas, evangelista- Dia 18 de Outubro / Salmo 144 / Evangelho do dia - Lucas 10,1-9


Quarta-feira, 17 de outubro de 2012, 15h29

Igreja celebra o Dia Mundial das Missões no próximo domingo


CNBB


CNBB
No Dia Mundial das Missões, acontece a Coleta Nacional feita em todas as comunidades e instituições católicas.
No próximo domingo, 21, a Igreja no Brasil e no mundo celebra o Dia Mundial das Missões. Trata-se de um grande acontecimento e uma oportunidade de fazer sentir a vocação missionária da Igreja. O documento Redemptoris Missio, Encíclica do papa João Paulo II sobre a validade permanente do mandato missionário, exorta, “todas as Igrejas e os pastores, os sacerdotes, os religiosos e os fiéis, a se abrirem à universalidade da Igreja, evitando toda a forma de particularismo, exclusivismo, ou qualquer sentimento de autossuficiência (RM 85)”.

Em outras palavras, o documento faz um apelo a toda a Igreja: de se abrir para Missão além-fronteiras, conforme o mandato do próprio Jesus Cristo. A Igreja “foi enviada para manifestar e comunicar a caridade de Deus a todos os homens e povos (Jo 10, 10)”, mandato que o Redemptoris Missio também frisa. “Esta Missão é única, sendo a mesma a sua origem e fim; mas, na sua dinâmica de realização, há diversas funções e atividades. Antes de tudo está a ação missionária denominada ‘missão ad gentes’”.

O Dia Mundial das Missões tem o objetivo de celebrar a unidade da Igreja através da partilha e da fraternidade. Os filhos de Deus, nesse dia, devem festejar a universalidade da Missão em colaboração intensa e espiritual de generosa ajuda. O ato do papa Pio XI na solenidade de Pentecostes de 1922 sintetiza o que deveria ser o Dia Mundial das Missões dali em diante. O pontífice interrompeu sua homilia e, em meio a impressionante silêncio, tomou seu solidéu, fazendo-o passar entre a multidão de bispos, presbíteros e fiéis na Basílica de São Pedro, no Vaticano, enquanto pedia a toda a Igreja ajuda para as Missões.

O primeiro Dia Mundial das Missões foi celebrado em 1927 e, em 19 de outubro de 1985, o papa João Paulo II lembrou a origem do Dia, falando aos fiéis da Igreja de Sassari, durante sua viagem pastoral à Sardenha. “Nunca venha a faltar o espírito missionário que animou as testemunhas de Cristo nesta cidade. Todo mundo sabe que o Dia Mundial das Missões foi sugerido em uma reunião do Círculo Missionário do seminário provincial de Sassari em 1926, então governado pelos padres vicentinos, entre os quais se destacava pelo zelo apostólico o padre Giovanni Battista Manzella”.

No Brasil, o Dia Mundial das Missões foi celebrado pela primeira vez já no começo da década de 1930, pela Pontifícia Obra da Propagação da Fé, implantada por dom Bento Aloisi Masella, então Núncio Apostólico. O próprio dom Bento presidiu a Obra até o dia 10 de Agosto de 1934, data em que passou o cargo de Presidente Nacional da Obra ao padre Dictino de La Parte, da Congregação dos Missionários Filhos do Coração Imaculado de Maria, que vinha desempenhando, com muita proficiência e resultado, o cargo de Diretor Regional da 4ª Região.

Já naquele tempo a Direção Nacional da Obra fornecia subsídios (santinhos, folhetos) e sugeria ‘palavras de ordem’ para a animação da Campanha Missionária. Em 1934 a Palavra de ordem foi: “Todos os católicos por todos os infiéis!”.


Campanha Missionária 2012
Neste ano, a Campanha Missionária aborda o tema “Brasil missionário, partilha a tua fé”, em sintonia com o 3º Congresso Missionário Nacional, que aconteceu em Palmas (TO) de 12 a 15 de julho, e com o 4º Congresso Americano Missionário e 9º Congresso Missionário Latino-Americano (CAM4/Comla9). No Dia Mundial das Missões, acontece a Coleta Nacional feita em todas as comunidades e instituições católicas. Este ano será feita no sábado e domingo, dias 20 e 21 de outubro. O valor arrecadado deve ser integralmente enviado ao Fundo Universal de Solidariedade, através das Pontifícias Obras Missionárias. Essa contribuição econômica é destinada a projetos missionários em todo o mundo, por meio da Pontifícia Obra da Propagação da Fé.

Outras informações acesse o site das Pontifícias Obras Missionárias, no endereço: www.pom.org.br.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

São Lucas, evangelista- Dia 18 de Outubro

 

Lucas nasceu em Antioquia e exerceu a profissão de médico (Cl 4, 14), depois da conversão, esteve a serviço de Paulo (Fm 24; 2Tm 4,11; At 6, 10-17; 20, 21;28) e encontrou-se provavelmente a seu lado em seus últimos dias (2Tm 4,11). Sua origem grega, sua procedência do paganismo e a colaboração com a obra apostólica de Paulo aparecem sob muitos aspectos em toda ação evangelizadora e nos escritos paulinos.

O Evangelho de Lucas tem como tema fundamental a admissão de todos os povos à salvação (Lc 3,6; 7,1-9; 13, 28-30; etc.) e a participação no Reino de todas as categorias de pessoas que a antiga Lei excluía do culto: os pobres, os pecadores, os fracos, as mulheres, os pagãos (Lc 5, 29-37; 7, 36-50; 8, 1-3; 10, 21-22). É todo um "alegre anúncio" de que Jesus é o Salvador, todo bondade, misericórdia, doçura, alegria. Sua vida e ministério são apresentados como uma "viagem" de subida a Jerusalém, ao Calvário, à glória.

Os Atos dos Apóstolos são para Lucas uma "história-anúncio" da Igreja missionária no mundo, sob o poderoso influxo do Espírito Santo. Narra ele em círculos concêntricos a difusão da mensagem e do mistério de Cristo por obra dos Apóstolos, discípulos, diáconos e fiéis, apresentando primeiro a Igreja de Jerusalém, depois as primeiras missões na Palestina e circunvizinhanças, e enfim as grandes viagens apostólicas de Paulo.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Salmos 144















A- A+




— Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!
— Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!

— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!
— Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração.
— É justo o Senhor em seus caminhos, é Santo em toda obra que ele faz. Ele está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente.
--------------------------------------------------------------------------------------

PODCAST CATÓLICO - Quinta-Feira, 18 de Outubro de 2012

Evangelho do dia - Lucas 10,1-9


RSS do Evangelho do Dia

Homilia do dia - Lucas 10,1-9

RSS da Homilia do Dia

Santo do dia - San Lucas


RSS de Santos do Dia


Leia mais em: http://www.bibliacatolica.com.br/leituras.php#ixzz29gN3FrBb

IGREJA SÃO JOSÉ MANDACARU

Nenhum comentário:

COMO VOCÊ DEVE REZAR O TERÇO DIARIAMENTE

Rezando o Terço


Orações do Terço


Sinal da cruz (é uma profissão de fé no mistério da Santíssima Trindade).

Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Oração preparatória
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus, que iluminais os corações dos vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, concedei-nos que no mesmo Espírito saibamos o que é reto e gozemos sempre de suas consolações. Por N.S.J.C.



Oferecimento do Terço

Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.

O Credo
Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

Pai-Nosso
Pai-Nosso que estais nos céus, santificado seja vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoanmos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave Maria
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Glória ao Pai
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém

Jaculatória
Óh! meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem da vossa misericórdia.

Agradecimento do Terço
Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo e para mais vos agradecer vos saudamos com uma Salve Rainha....

Salve Rainha
Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém


Mistérios Gozosos (segunda e sábado)


1° Mistério


Anunciação do Arcanjo São Gabriel à Virgem Maria
" Ave, Cheia de graça, o Senhor é contigo..." (Lc 1,28-38)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:

2° Mistério


A visita de Maria à sua prima Santa Isabel.
" De onde me vem a felicidade de que a Mãe do meu Senhor me visite!" (Lc 1,43)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:

3° Mistério


Nascimento de Jesus na gruta de Belém.
" O verbo se fez carne e habitou entre nós." (Jo 1,14)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:

4° Mistério


Apresentação do Menino Jesus no Templo.
" Eis que este Menino está destinado para ser sinal de contradição" (Lc 2,34)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:

5° Mistério


O encontro do Menino Jesus no Templo.
" Por que me procurás? Não sabéis que devo ocupar-me com as coisas de meu Pai? " (Lc 2,49)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:

Mistério da Luz ou Luminoso (quinta-feira)


1° Mistério

Jesus no seu Batismo no Jordão
" Jesus foi ao Jordão ter com João, a fim de ser batizado por ele" (Mt 3,13-16)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:

2° Mistério


Jesus na Sua auto-revelação na Bodas de Caná.
" ...Fazei o que ele vos disser."... "Enchei as talhas de água." Eles encheram-nas até em cima. "Tirai agora, disse-lhes Jesus, e levai ao chefe dos serventes."..." (Jo 2,1-12)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:

3° Mistério


Jesus no Seu anúncio do Reino de Deus e com o convite à conversão.
" Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho" (Mc 1,15-15)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:

4° Mistério


Jesus na Sua Transfiguração.
" ... Enquanto orava, transformou-se o seu rosto e suas vestes tornaram-se replandecentes de brancura..."" (Lc 9,28-36)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:

5° Mistério

Jesus na instituição da Eucaristia, expressão Sacramental do Mistério Pascal.
" Tomai e comei, isto é meu corpo" (Mt 26,26-29)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:

Mistérios Dolorosos (terça e sexta-feira)


1° Mistério


A agonia de Jesus no Horto das Oliveiras.
" Vigiai e orai para não cairdes em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mc 14,38)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:


2° Mistério


A flagelação de Jesus.
" Então Pilatos mandou prender e flagelar Jesus." (Jo 19,1)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:


3° Mistério


Jesus é coroado de espinhos.
" Teceram uma coroa de espinhos e puseram-na sobre sua cabeça dizendo: Salve, rei dos judeus." (Mc 15,17-18)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:


4° Mistério


Jesus carrega a Cruz para o Monte Calvário.
" Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me." (Mt 16,24)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:


5° Mistério


A crucificação, sofrimento e morte de Jesus.
" Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito!" (Lc 23,46)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:


Mistérios Gloriosos (quarta-feira e domingo)


1° Mistério


A ressurreição de Jesus.
" Não temais! Sei que procurais Jesus crucificado. Não está aqui, porque ressuscitou como havia predito." (Mt 28,5-6)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:


2° Mistério

A ascensão de Jesus aos Céus.
" E, enquanto os abençoava, foi-se afastando deles, e subindo para o céu." (Lc 24,51)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:

3° Mistério


A descida do Espírito Santo.
" Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas." (At 2,4)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:

4° Mistério


A assunção de Maria Santíssima aos Céus.
" Fez em mim grandes coisas o Todo-Poderoso." (Lc 1,49)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:

5° Mistério


Coroação de N. Sra. como Rainha do céu e da terra.
" Apareceu um grande sinal no céu: uma mulher vestida de sol, com uma coroa de doze estrelas." (Ap 12,1)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai...; Jaculatória; Agradecimento e Salve Rainha

Bíblia Católica Online


Conheça a Bíblia Sagrada neste site abaixo

Leituras do dia

Desde seus primórdios, a Igreja cristã propôs a seus fiéis ritmos de oração destinados a uma progressão contínua. Assim, o Ano Litúrgico revive em nós a realidade do Mistério de Cristo.

O Ano Litúrgico é, portanto, um calendário religioso que contém as datas dos acontecimentos da História da Salvação.

De acordo com esse calendário religioso, leia abaixo as leituras propostas pela Igreja para o dia de hoje.


Bíblias:

MAPA DA ÁREA PASTORAL BEATO JOÃO PAULO II

MAPA DA ÁREA PASTORAL BEATO JOÃO PAULO II
PARÓQUIA DE SANT'ANA - GRAVATÁ - DIOCESE DE CARUARU - PE

DIVISÃO DA ÁREA PASTORALÁREA PASTORAL BEATO JOÃO PAULO II - MANDACARU



* Distrito de Mandacaru - Igreja São José


  • - Vila de São Severino de Gravatá (Ruinha) - Igreja São Severino
  • - Sítio Brejo Grande
  • - Sítio Cadeeiro I - Igreja Mãe Rainha
  • - Sítio Candeeiro II
  • - Sítio Coelhos
  • - Sítio Ipecacuanha - Igreja São José Operário
  • - Sítio Jatobá (Cruzeiro do Século 1999/2000)
  • - Sítio Sarampo
  • * Distrito de Uruçu Mirim - Igreja Espírito Santo
  • - Sítio Carangueijo
  • - Sítio Locas
  • - Sítio Palmeiras
  • - Sítio Penon
  • - Sítio Riachão
  • - Blog - http://igreja-saojosemandacaru.blogspot.com.br/

Paróquia Sant’Ana (1857)

02 FEVEREIRO 2015 ------------------------------------------ Rua Cleto Campelo 65 - Centro 55645-000 Gravatá - PE Fone: (81) 3533-1069 / Sec. (81) 3533-0556 Pároco:Pe. João Paulo Gomes Pe. Heleno José Vieira: Capelão do Colégio Diocesano de Caruaru e Colaborador em Gravatá Colaborador: Diácono Gilvan Ferreira da Costa Filho ------------------------------------------ Comunidades Urbanas: Matriz Nossa Senhora Aparecida Nossa Senhora da Conceição Nossa Senhora de Fátima Instituto Nossa Senhora de Lourdes ODIP (Salesianas). ------------------------------------------------ Comunidades Rurais: Volta do Rio Riacho do Mel ------------------------------------------------ Paróquia Nossa Senhora das Graças Rua João Inácio Santos, 4239 - Santo Antônio 55642-745 Gravatá-PE Fone: (81) 3533-8195 Administrador da Área: Pe. Adenilton Moisés da Silva Colaborador: Diácono Filipe Cavalcante Brito Comunidades Urbanas: Nossa Senhora das Graças Vila da Fraternidade – São Vicente dePaulo-Rua do Prado Santo Francisco Xavier (Abrigo VicenteSoares) Capela particular Menino Jesus de Praga (Vila Alpina). ---------------------------------------------------- Comunidades Rurais: Casa Nova I e II Condomínios (Ebenezer e outros) Santo Antônio(Lagoa Queimada) Santa Luzia (Lagoa do Costa) Igreja NossaSenhora das Dores (Maria Izabel) Nossa Senhora de Lourdes(Russinha) Telha Branca São Sebastião (Avencas) Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Avencas de Cima) Maria Auxiliadora(Várzea Grande I) Nossa Senhora do Carmo (Várzea Grande II ) Nossa Senhora da Conceição (Cotunguba) Caruá. ------------------------------------------------------- Área Pastoral Nossa Senhora de Lourdes Rua João Vieira de Melo 19 - Bairro Novo 55640-000 Gravatá-PE Fone: (81) 3533-4865 Administrador da Área: Pe. Fernando de Lima Silva ------------------------------------------------------ Comunidades Urbanas: Nossa Senhora de Lourdes Sagrado Coração de Jesus (Cohab II) São Sebastião (Amauri de Medeiros) Cristo Rei (Cruzeiro) São Pedro (Bairro Novo) Maria Menina (Bairro Novo) São Vicente de Paulo (Caixa d´Aguá). --------------------------------------------------- Comunidades Rurais: Nossa Senhora da Conceição (Limeia) Santa Luzia(Retiro Saudoso) Camocim Capela particular Santo Antônio(Caxito) Nossa Senhora da Conceição (Titara) Nossa Senhora dasGraças (Brejo Velho) São Mateus (Capela Particular) NossaSenhora da Conceição (em andamento - CAIC) Santo Expedito (emandamento - Riacho do Mel) ------------------------------------------------- ÁREA PASTORAL BEATO SÃO JOÃO PAULO II DISTRITOS DE: Mandacaru, São Severino e Uruçu-Mirim - Gravatá - PE Colaborador da Área: Claudemir de Sena Nascimento e Colaborador da Paróquia de Sant’Ana (Gravatá) e Comissão Diocesana de Liturgia. ------------------------------------------------ Comunidades: Igreja de São José (Mandacaru) Igreja Mãe Rainha (Candeeiro I) Igreja Nossa Senhora do Carmo (Brejo Grande) Igreja São José Operário (Sírio Ipecacuanha) Igreja do Espírito Santo (Uruçu Mirim) Igreja São Severino (Distrito de São Severino)-(Ruinha) Igreja do Sítio Palmeira Nossa Senhora Aparecida (Candeeiro II) Nossa da Conceição (Sítio Jatobá) Sairé Sítio Alto do Caboclo Sítio Penon Sítio Sarampo . Riacho Seco Alto do Caboclo Olhod’água. ------------------------------------------------------ Área Pastoral São Paulo Apóstolo Rua José Gomes da Rosa 76 - Prado 55642-065 Gravatá-PE E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Administradores da Área:Pe. Belmiro Humberto / Pe. Gilvan Ananias ------------------------------------------------------ Comunidades Urbanas: São Paulo Apóstolo Canção Nova Sagrada Família (Hotel CasaGrande) Nossa Senhora da Conceição (Alpes Suíços) Serra doMaroto São Paulo Apóstolo I (Futura São Francisco de Assis) SãoJosé Santa Luzia Nossa Senhora Auxiliadora (capela do Portal deGravatá). ------------------------------------------------------- Comunidades Rurais: Lagoa do Fernando Esquerdo Serra das Caraíbas Pedra MiúdaCarapotós de Cima Carapotós de Baixo Assentamento SantoAntônio (salão grande) Assentamento Nossa Senhora das Graças Lot. Santana Condomínio Colonial INN (com capela particular) Pedra Miúda Sítio Caroá