quinta-feira, 17 de julho de 2014

* Programa completo da Festa da Padroeira de Gravatá



Festa a Padroeira de Gravatá, Sant’Ana 2014
Por mais um ano, a paróquia de Sant’Ana celebrará a festa de sua padroeira. É um momento especial da religiosidade popular pois teremos a possibilidade de honrar aquela que é a padroeira da cidade de Gravatá.
O que é uma padroeira?
O costume de confiar a proteção de uma cidade a um padroeiro ou padroeira, não tem origem religiosa, mas como na antiguidade existiam muitas guerras, era costume confiar a senhores potentes a proteção de uma cidade ou região, essa pessoa era chamado de padroeira ou patrona. Com o tempo, por uma feliz inspiração, as pessoas foram vendo que Deus é a verdadeira segurança e por isso, ao invés de chamar de padroeiros pessoas, era melhor confiar aos santos: surgiram assim os padroeiros religiosos. Em nossa cidade, Sant’Ana se tornou padroeira de modo espontâneo, quando aqui foi se formando um conjunto de casas, foi construída uma pequena capela dedicada a Sant’Ana. Quando o povoado cresceu, a santa da capelinha se tornou a padroeira da cidade nascente.
Quem foi Sant’Ana?
Não existem referencias bíblicas à mãe de Maria. Logicamente assim como todos nós temos avós, também Jesus teve a sua. Um texto do II século chamado proto-evangelho de Tiago atribuiu o nome de Ana à mãe de Maria, que seria então a avó de Jesus. Segundo esse texto Ana era filha de um sacerdote hebraico que vivia em Belém e que tinha mais duas filhas, além de Ana. Joaquim seria dono de numerosos rebanhos e se casa com Ana. Passaram anos e não conseguiam ter filhos, o que naquela época era sinal de preconceito e discriminação social e religiosa, porque a infertilidade era erroneamente interpretada como maldição de Deus. Desesperado com a situação, Joaquim vai ao deserto e passa 40 dias orando. Deus teria atendido o apelo de suas preces e enviou um anjo que comunicou aos dois que eles teriam a tão sonhada descendência. Dessa união, com efeito nasceu Maria, aquela que seria a mãe de Jesus.
E por que Sant’Ana seria tão importante?
Mesmo sendo uma figura escondida e não mencionada nas escrituras, os fieis reconheceram sobretudo a partir do século X a importância de recordar que Jesus quando assumiu a condição humana, também assumiu uma família humana. E como a Palavra de Deus recorda: Pelos frutos conhecereis a arvore, podemos somente imaginar a qualidade daqueles que de modo mais imediato criaram o ambiente familiar necessário aonde nasceu Maria de quem nasceu Jesus. As imagens que a devoção popular foram criando da Mãe de Maria, retratam-na ensinando Maria, sempre com um livro na mão. Evidentemente que essa representação artística somente quer recordar aquilo que tornou Sant’Ana uma grande mulher: o fato de educar a sua filha. Naturalmente nela se encontram tantas semelhanças com as realidade das pessoas comuns: a simplicidade de ser dona de casa, de ser mãe de família, de ter passado por problemas e dificuldades de todo tipo.
Por que Sant’Ana é padroeira de Gravatá?
A nossa cidade cresceu de modo natural e sem planejamento prévio. De uma fazenda, se tornou lugar de parada para comerciantes e viajantes entre a capital e o interior. Assim, transformou-se em povoado, depois em cidade. Desde a época da fazenda, foi construída uma capela e esta foi dedicada a Sant’Ana, certamente por devoção dos proprietários e como também era uma devoção muito popular no Brasil Colonial, aonde a figura da mãe que ensina os filhos e transmite os conteúdos da fé eram muito comuns e muitas famílias se colocavam sobre a proteção de Sant’Ana.
Por que fazer uma festa para Sant’Ana?
É um costume da Igreja Católica, dedicar um dia do ano para recordar cada santo, é um modo de manter viva a memória desses homens e mulheres que por motivos diversos conseguiram fazer o bem e agradar a Deus. No caso de Sant’Ana o dia escolhido pela Igreja foi 26 de julho (que foi o dia no qual foi inaugurada uma das primeiras igrejas dedicada à santa na cidade de Constantinopla, na atual Turquia), que neste ano de 2014 cairá num sábado. No passado, como o mês de julho era muito chuvoso e os meios de transporte muito mais precários, a festa de Sant’Ana era celebrada no mês de janeiro (o que foi a semente daquela que depois será a festa do comercio), hoje, a paróquia possui duas datas quando recorda sua padroeira: a primeira em janeiro (sempre no segundo domingo) e aquela mais solene no dia 26 de julho.

PAROQUIA DE SANT’ANA – GRAVATA – PERNAMBUCO
PROGRAMACAO DA FESTA DE SANT’ANA
De 17 a 26 de julho de 2014
Dia 17 de julho (quinta)
Tema: «Evangelizar saindo de si mesmo»
19h Solene Concelebração Eucarística presidida por Padre Paulo Fernando da Costa, pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Graças
Quermesse
Dia 18 de julho (sexta)
Tema: «Evangelizar com entusiasmo»
7h Oração da Manhã
19h Solene Concelebração Eucarística presidida padre Edmilson José dos Santos, Vigário Paroquial e responsável pela área pastoral São João Paulo II.
20h30 Festival de música com a Orquestra e o espetáculo «uma noite na Espanha»
Quermesse
Dia 19 de julho (sábado)
Tema: «Evangelizar com alegria»
7h Oração da Manhã
9h Missa com Momento Mariano
19h Solene Concelebração Eucarística presidida pelo Padre João Paulo de Araujo Gomes, pároco da Paróquia de Sant’Ana e com a pregação do diácono Alexsandro Jorge da Silva, da diocese de Caruaru.
20h30 Festival de Música com Victor Asuncion, piano
Quermesse
Dia 20 de julho (domingo)
Tema: «Evangelizar com esperança»
6h30 Missa dominical
9h Missa dominical
11h Festival de música com Edicson Ruiz, contrabaixo e Victor Asuncion, piano
17h Missa dominical
19h Solene Concelebração Eucarística presidida pelo Padre João Paulo de Araujo Gomes, pároco da Paróquia de Sant’Ana com a pregação do diácono Gilvan F. da Costa Filho.
Quermesse
Dia 21 de julho (segunda)
Tema: «Evangelizar com a comunidade»
7h Oração da Manhã
8h Aula de dança para a Terceira Idade na Praça da Matriz
19h Solene Concelebração Eucarística presidida pelo padre José Alexandre Ramos G. Pontes, administrador da área pastoral da Sagrada Família em Caruaru.
20h30 Festival de música com Duo de piano, Gastasi-Bezerra
Quermesse
Dia 22 de julho (terça)
Tema: «Evangelizar com o Evangelho»
7h Oração da Manhã
8h Momentos de oração e dinâmicas para a Terceira Idade no Salão 3S
19h Solene Concelebração Eucarística presidida pelo padre Mário Alves de Torres, administrador da área pastoral Nossa Senhora de Lourdes (Gravatá)
20h30 Festival de Música com Tamila Salimdjanova
Quermesse
Dia 23 de julho (quarta)
Tema: «Evangelizar com amor»
7h Oração da Manhã
8h Momentos de Oração, palestras e formação para a Terceira Idade no Salão 3S
19h Solene Concelebração Eucarística presidida pelo padre Erasmo Deodato, vigário paroquial e responsável pela área pastoral São Paulo e São Pedro (Gravatá)
20h30 Festival de Música com Adrian Daurov, cello e Di Wo, piano.
Quermesse
Dia 24 de julho (quinta)
Tema: «Evangelizar com força missionária»
7h Oração da Manhã
8h Curso de Artesanato no Salão 3S com Teresinha Ribeiro
19h Solene Concelebração Eucarística presidida pelo padre Roberto Ribeiro da Silva, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Caruaru)
20h30 Festival de Música com apresentações de obras de Brahms e Schubert
21h30 Quermesse com apresentações de música regional e popular

Dia 25 de julho (sexta)
Tema: «Evangelizar com a caridade»
7h Oração da Manhã
8h Curso de Artesanato no Salão 3S com associação de artesãos de Gravatá
19h Solene Concelebração Eucarística presidida pelo padre João Paulo de Araujo Gomes, pároco da Paróquia de Sant’Ana e com a pregação do diácono Emerson Mozart da Silva (Caruaru)
20h30 Festival de música com apresentações de obras de Bottesini e Piazzolla
21h30 Quermesse com apresentações de música regional e popular
Dia 26 de julho (sábado)
Solenidade de São Joaquim e Sant’Ana, padroeira de Gravatá
7h Oração da Manhã
10h Solene Concelebração Eucarística presidida pelo bispo diocesano Dom Bernardino Marchiò
16h Procissão da Padroeira saindo da Igreja Matriz de Gravatá percorrendo as ruas do centro da cidade e retornando para a Igreja Matriz aonde será celebrada a Missa de encerramento das festividades, presidida pelo Padre João Paulo de Araujo Gomes, pároco.
18h Quermesse com apresentações de música regional e popular

IGREJA SÃO JOSÉ MANDACARU

Nenhum comentário:

COMO VOCÊ DEVE REZAR O TERÇO DIARIAMENTE

Rezando o Terço


Orações do Terço


Sinal da cruz (é uma profissão de fé no mistério da Santíssima Trindade).

Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Oração preparatória
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus, que iluminais os corações dos vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, concedei-nos que no mesmo Espírito saibamos o que é reto e gozemos sempre de suas consolações. Por N.S.J.C.



Oferecimento do Terço

Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.

O Credo
Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

Pai-Nosso
Pai-Nosso que estais nos céus, santificado seja vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoanmos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave Maria
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Glória ao Pai
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém

Jaculatória
Óh! meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem da vossa misericórdia.

Agradecimento do Terço
Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo e para mais vos agradecer vos saudamos com uma Salve Rainha....

Salve Rainha
Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém


Mistérios Gozosos (segunda e sábado)


1° Mistério


Anunciação do Arcanjo São Gabriel à Virgem Maria
" Ave, Cheia de graça, o Senhor é contigo..." (Lc 1,28-38)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:

2° Mistério


A visita de Maria à sua prima Santa Isabel.
" De onde me vem a felicidade de que a Mãe do meu Senhor me visite!" (Lc 1,43)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:

3° Mistério


Nascimento de Jesus na gruta de Belém.
" O verbo se fez carne e habitou entre nós." (Jo 1,14)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:

4° Mistério


Apresentação do Menino Jesus no Templo.
" Eis que este Menino está destinado para ser sinal de contradição" (Lc 2,34)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:

5° Mistério


O encontro do Menino Jesus no Templo.
" Por que me procurás? Não sabéis que devo ocupar-me com as coisas de meu Pai? " (Lc 2,49)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:

Mistério da Luz ou Luminoso (quinta-feira)


1° Mistério

Jesus no seu Batismo no Jordão
" Jesus foi ao Jordão ter com João, a fim de ser batizado por ele" (Mt 3,13-16)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:

2° Mistério


Jesus na Sua auto-revelação na Bodas de Caná.
" ...Fazei o que ele vos disser."... "Enchei as talhas de água." Eles encheram-nas até em cima. "Tirai agora, disse-lhes Jesus, e levai ao chefe dos serventes."..." (Jo 2,1-12)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:

3° Mistério


Jesus no Seu anúncio do Reino de Deus e com o convite à conversão.
" Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho" (Mc 1,15-15)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:

4° Mistério


Jesus na Sua Transfiguração.
" ... Enquanto orava, transformou-se o seu rosto e suas vestes tornaram-se replandecentes de brancura..."" (Lc 9,28-36)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:

5° Mistério

Jesus na instituição da Eucaristia, expressão Sacramental do Mistério Pascal.
" Tomai e comei, isto é meu corpo" (Mt 26,26-29)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:

Mistérios Dolorosos (terça e sexta-feira)


1° Mistério


A agonia de Jesus no Horto das Oliveiras.
" Vigiai e orai para não cairdes em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mc 14,38)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:


2° Mistério


A flagelação de Jesus.
" Então Pilatos mandou prender e flagelar Jesus." (Jo 19,1)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:


3° Mistério


Jesus é coroado de espinhos.
" Teceram uma coroa de espinhos e puseram-na sobre sua cabeça dizendo: Salve, rei dos judeus." (Mc 15,17-18)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:


4° Mistério


Jesus carrega a Cruz para o Monte Calvário.
" Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me." (Mt 16,24)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:


5° Mistério


A crucificação, sofrimento e morte de Jesus.
" Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito!" (Lc 23,46)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:


Mistérios Gloriosos (quarta-feira e domingo)


1° Mistério


A ressurreição de Jesus.
" Não temais! Sei que procurais Jesus crucificado. Não está aqui, porque ressuscitou como havia predito." (Mt 28,5-6)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:


2° Mistério

A ascensão de Jesus aos Céus.
" E, enquanto os abençoava, foi-se afastando deles, e subindo para o céu." (Lc 24,51)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:

3° Mistério


A descida do Espírito Santo.
" Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas." (At 2,4)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:

4° Mistério


A assunção de Maria Santíssima aos Céus.
" Fez em mim grandes coisas o Todo-Poderoso." (Lc 1,49)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai... e Jaculatória:

5° Mistério


Coroação de N. Sra. como Rainha do céu e da terra.
" Apareceu um grande sinal no céu: uma mulher vestida de sol, com uma coroa de doze estrelas." (Ap 12,1)
Reza-se aqui:
Pai Nosso...; Dez Ave-Maria...; Glória ao Pai...; Jaculatória; Agradecimento e Salve Rainha

Bíblia Católica Online


Conheça a Bíblia Sagrada neste site abaixo

Leituras do dia

Desde seus primórdios, a Igreja cristã propôs a seus fiéis ritmos de oração destinados a uma progressão contínua. Assim, o Ano Litúrgico revive em nós a realidade do Mistério de Cristo.

O Ano Litúrgico é, portanto, um calendário religioso que contém as datas dos acontecimentos da História da Salvação.

De acordo com esse calendário religioso, leia abaixo as leituras propostas pela Igreja para o dia de hoje.


Bíblias:

MAPA DA ÁREA PASTORAL BEATO JOÃO PAULO II

MAPA DA ÁREA PASTORAL BEATO JOÃO PAULO II
PARÓQUIA DE SANT'ANA - GRAVATÁ - DIOCESE DE CARUARU - PE

DIVISÃO DA ÁREA PASTORALÁREA PASTORAL BEATO JOÃO PAULO II - MANDACARU



* Distrito de Mandacaru - Igreja São José


  • - Vila de São Severino de Gravatá (Ruinha) - Igreja São Severino
  • - Sítio Brejo Grande
  • - Sítio Cadeeiro I - Igreja Mãe Rainha
  • - Sítio Candeeiro II
  • - Sítio Coelhos
  • - Sítio Ipecacuanha - Igreja São José Operário
  • - Sítio Jatobá (Cruzeiro do Século 1999/2000)
  • - Sítio Sarampo
  • * Distrito de Uruçu Mirim - Igreja Espírito Santo
  • - Sítio Carangueijo
  • - Sítio Locas
  • - Sítio Palmeiras
  • - Sítio Penon
  • - Sítio Riachão
  • - Blog - http://igreja-saojosemandacaru.blogspot.com.br/

Paróquia Sant’Ana (1857)

02 FEVEREIRO 2015 ------------------------------------------ Rua Cleto Campelo 65 - Centro 55645-000 Gravatá - PE Fone: (81) 3533-1069 / Sec. (81) 3533-0556 Pároco:Pe. João Paulo Gomes Pe. Heleno José Vieira: Capelão do Colégio Diocesano de Caruaru e Colaborador em Gravatá Colaborador: Diácono Gilvan Ferreira da Costa Filho ------------------------------------------ Comunidades Urbanas: Matriz Nossa Senhora Aparecida Nossa Senhora da Conceição Nossa Senhora de Fátima Instituto Nossa Senhora de Lourdes ODIP (Salesianas). ------------------------------------------------ Comunidades Rurais: Volta do Rio Riacho do Mel ------------------------------------------------ Paróquia Nossa Senhora das Graças Rua João Inácio Santos, 4239 - Santo Antônio 55642-745 Gravatá-PE Fone: (81) 3533-8195 Administrador da Área: Pe. Adenilton Moisés da Silva Colaborador: Diácono Filipe Cavalcante Brito Comunidades Urbanas: Nossa Senhora das Graças Vila da Fraternidade – São Vicente dePaulo-Rua do Prado Santo Francisco Xavier (Abrigo VicenteSoares) Capela particular Menino Jesus de Praga (Vila Alpina). ---------------------------------------------------- Comunidades Rurais: Casa Nova I e II Condomínios (Ebenezer e outros) Santo Antônio(Lagoa Queimada) Santa Luzia (Lagoa do Costa) Igreja NossaSenhora das Dores (Maria Izabel) Nossa Senhora de Lourdes(Russinha) Telha Branca São Sebastião (Avencas) Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Avencas de Cima) Maria Auxiliadora(Várzea Grande I) Nossa Senhora do Carmo (Várzea Grande II ) Nossa Senhora da Conceição (Cotunguba) Caruá. ------------------------------------------------------- Área Pastoral Nossa Senhora de Lourdes Rua João Vieira de Melo 19 - Bairro Novo 55640-000 Gravatá-PE Fone: (81) 3533-4865 Administrador da Área: Pe. Fernando de Lima Silva ------------------------------------------------------ Comunidades Urbanas: Nossa Senhora de Lourdes Sagrado Coração de Jesus (Cohab II) São Sebastião (Amauri de Medeiros) Cristo Rei (Cruzeiro) São Pedro (Bairro Novo) Maria Menina (Bairro Novo) São Vicente de Paulo (Caixa d´Aguá). --------------------------------------------------- Comunidades Rurais: Nossa Senhora da Conceição (Limeia) Santa Luzia(Retiro Saudoso) Camocim Capela particular Santo Antônio(Caxito) Nossa Senhora da Conceição (Titara) Nossa Senhora dasGraças (Brejo Velho) São Mateus (Capela Particular) NossaSenhora da Conceição (em andamento - CAIC) Santo Expedito (emandamento - Riacho do Mel) ------------------------------------------------- ÁREA PASTORAL BEATO SÃO JOÃO PAULO II DISTRITOS DE: Mandacaru, São Severino e Uruçu-Mirim - Gravatá - PE Colaborador da Área: Claudemir de Sena Nascimento e Colaborador da Paróquia de Sant’Ana (Gravatá) e Comissão Diocesana de Liturgia. ------------------------------------------------ Comunidades: Igreja de São José (Mandacaru) Igreja Mãe Rainha (Candeeiro I) Igreja Nossa Senhora do Carmo (Brejo Grande) Igreja São José Operário (Sírio Ipecacuanha) Igreja do Espírito Santo (Uruçu Mirim) Igreja São Severino (Distrito de São Severino)-(Ruinha) Igreja do Sítio Palmeira Nossa Senhora Aparecida (Candeeiro II) Nossa da Conceição (Sítio Jatobá) Sairé Sítio Alto do Caboclo Sítio Penon Sítio Sarampo . Riacho Seco Alto do Caboclo Olhod’água. ------------------------------------------------------ Área Pastoral São Paulo Apóstolo Rua José Gomes da Rosa 76 - Prado 55642-065 Gravatá-PE E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Administradores da Área:Pe. Belmiro Humberto / Pe. Gilvan Ananias ------------------------------------------------------ Comunidades Urbanas: São Paulo Apóstolo Canção Nova Sagrada Família (Hotel CasaGrande) Nossa Senhora da Conceição (Alpes Suíços) Serra doMaroto São Paulo Apóstolo I (Futura São Francisco de Assis) SãoJosé Santa Luzia Nossa Senhora Auxiliadora (capela do Portal deGravatá). ------------------------------------------------------- Comunidades Rurais: Lagoa do Fernando Esquerdo Serra das Caraíbas Pedra MiúdaCarapotós de Cima Carapotós de Baixo Assentamento SantoAntônio (salão grande) Assentamento Nossa Senhora das Graças Lot. Santana Condomínio Colonial INN (com capela particular) Pedra Miúda Sítio Caroá